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Posted by : Unknown
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Bem já ensinei a como baixar, configurar e criar um novo projeto certo?
Bem agora vamos começar com um código bem simples, nesse código vamos fazer as falas e pensamentos:
Onde eu coloquei um quadrado vermelho é onde você aperta pra salvar o script, se for testar o jogo não vai ser preciso fechar nada ok?!
Bem explicando um pouco do script:
O # é para marcar um cometário, ou seja ele não conta como script.
O label start: é onde vai começar a funcionar a história, não esqueça de colocar os dois pontos!
Apertando enter, ele vai dar quatro espaços automaticamente, e o que está em verde é o que vai aparecer na caixa de fala da novel, pode perceber as "" que são para determinar onde começa e onde termina uma fala, agora pode perceber o "Eu" "Hum..." que no normal seria apenas "Eu hum...", o "Eu" nesse caso vai ficar como nome do personagem, ele fica em cima da fala e em negrito, mas não vamos usar esse método para a novel, vamos utilizar outro que mais pra frente vou explicar! Agora dê um Launcher Project e veja como está, se deu algum erro, algo você fez errado.
Na imagem acima pode ver como ta, é bem simples mesmo, mas ja da pra algo né?!
Agora o outro método de definir personagem e como colocar imagens:
Primeiro coloque todas as imagens em "Nome do Jogo/game" e pronto agora vamos, adiciona-las no script para aparecer no jogo. Ah e um bom site para baixar imagens como personagens, fundos etc, é esse: http://bassnovel.com/select_materials.php?show=char&gid=56905971Eu não sou boa com cenários então pego eles lá, agora os meus personagens eu mesma desenhei (Não sou boa de anatomia então usei MMD como base). agora vamos lá:
Vamos começar pelo "define" que é para definir o nome do personagem que irá aparecer em cima das falas tal como o "Eu" "Hum...", depois de define percebemos que há uma letra, essa em si será o código que a gente utilizará para chamar o nome, como serve? você coloca essa letra antes da fala do personagem e irá aparecer o que está escrito dentro de Character('Nome'),como utilizar, escreva exatamente assim: define a = Character('Nome') deixe um espaço entre o define, a e =, depois escreva começando com letra maiúscula o Character e depois tudo junto as ('') e dentro de ' ' você coloca o nome que ira aparecer, agora na imagem pode-se perceber o color isso é para mudar a cor padrão que é branco para uma cor que desejar, no meu caso eu escolhi o rosa e amarelo, você pode pegar os códigos das cores aqui: http://www.flextool.com.br/tabela_cores.html, o codigo deve ficar dentro de "" para funcionar!
Agora vamos para os fundos ou backgrounds como queiram chamar. Bem o bg é bem simples é só colocar o image depois o nome pelo qual você irá chamalo que no meu caso é bg1 e bg2, sempre deixe um espaço! e depois dentro "Nome da imagem" e você irá colocar o nome da imagem com sua extensão: .png .jpg e isso se aplica ao gráfico do personagem também! você pode usar nomes cumpridos (Mas não é recomendado) e espaços, mas sempre deixe um espaço depois de image e antes de = .
Bom já definimos as imagens e os nomes, mas ainda sim não vai aparecer no jogo, vamos colocar o fundo primeiro, você escreve scene e o nome definido, ah e os fundos tem de ser 800 por 600, mas podemos alterar o tamanho depois mais pra frente em outro tuto. agora depois vamos fazer o personagem aparecer, escreva show e o nome definido, agora para aparecer o nome dos personagens nas falas com suas cores, coloque a letra que você definiu lá no definir personagem antes da fala, dê um espaço e pode escrever a fala, caso não queira que apareça nome nenhum é só escrever apenas a fala.
Caso você queira que um personagem saia da tela é só escrever isso: hide sylvie feliz, e pronto a imagem irá sumir da tela do jogador! Bem esse foi o segundo tutorial, espero ter ajudado bastante!
Ah e vou começar a fazer esse tutoriais em video também que é mais facil de entender ^^
eu tentei colocar o fundo mas n consegui eu n sei onde eu coloco,tipo eu escrevo:"scene(nome da minha imagem).png mas quando eu abro n dá certo
ResponderExcluirno scene voce não pode colocar png, apenas na hora de definir a imagem que seria:
Excluirimage fundo = "fundo.png"
scene fundo
eu tentei colocar o fundo mas n consegui eu n sei onde eu coloco,tipo eu escrevo:"scene(nome da minha imagem).png mas quando eu abro n dá certo
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