Posted by : Unknown quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bem já ensinei a como baixar, configurar e criar um novo projeto certo?

Bem agora vamos começar com um código bem simples, nesse código vamos fazer as falas e pensamentos:


Onde eu coloquei um quadrado vermelho é onde você aperta pra salvar o script, se for testar o jogo não vai ser preciso fechar nada ok?!
Bem explicando um pouco do script:
O # é para marcar um cometário, ou seja ele não conta como script.
O label start: é onde vai começar a funcionar a história, não esqueça de colocar os dois pontos!
Apertando enter, ele vai dar quatro espaços automaticamente, e o que está em verde é o que vai aparecer na caixa de fala da novel, pode perceber as "" que são para determinar onde começa e onde termina uma fala, agora pode perceber o "Eu" "Hum..." que no normal seria apenas "Eu hum...", o "Eu" nesse caso vai ficar como nome do personagem, ele fica em cima da fala e em negrito, mas não vamos usar esse método para a novel, vamos utilizar outro que mais pra frente vou explicar! Agora dê um Launcher Project e veja como está, se deu algum erro, algo você fez errado.


Na imagem acima pode ver como ta, é bem simples mesmo, mas ja da pra algo né?!

Agora o outro método de definir personagem e como colocar imagens:

Primeiro coloque todas as imagens em "Nome do Jogo/game" e pronto agora vamos, adiciona-las no script para aparecer no jogo. Ah e um bom site para baixar imagens como personagens, fundos etc, é esse: http://bassnovel.com/select_materials.php?show=char&gid=56905971
Eu não sou boa com cenários então pego eles lá, agora os meus personagens eu mesma desenhei (Não sou boa de anatomia então usei MMD como base). agora vamos lá:


Vamos começar pelo "define" que é para definir o nome do personagem que irá aparecer em cima das falas tal como o "Eu" "Hum...", depois de define percebemos que há uma letra, essa em si será o código que a gente utilizará para chamar o nome, como serve? você coloca essa letra antes da fala do personagem e irá aparecer o que está escrito dentro de Character('Nome'),como utilizar, escreva exatamente assim: define a = Character('Nome') deixe um espaço entre o define, a e =, depois escreva começando com letra maiúscula o Character e depois tudo junto as ('') e dentro de ' ' você coloca o nome que ira aparecer, agora na imagem pode-se perceber o color isso é para mudar a cor padrão que é branco para uma cor que desejar, no meu caso eu escolhi o rosa e amarelo, você pode pegar os códigos das cores aqui: http://www.flextool.com.br/tabela_cores.html, o codigo deve ficar dentro de "" para funcionar!
Agora vamos para os fundos ou backgrounds como queiram chamar. Bem o bg é bem simples é só colocar o image depois o nome pelo qual você irá chamalo que no meu caso é bg1 e bg2, sempre deixe um espaço! e depois dentro  "Nome da imagem" e você irá colocar o nome da imagem com sua extensão: .png .jpg  e isso se aplica ao gráfico do personagem também! você pode usar nomes cumpridos (Mas não é recomendado) e espaços, mas sempre deixe um espaço depois de image e antes de = .
Bom já definimos as imagens e os nomes, mas ainda sim não vai aparecer no jogo, vamos colocar o fundo primeiro, você escreve scene e o nome definido, ah e os fundos tem de ser 800 por 600, mas podemos alterar o tamanho depois mais pra frente em outro tuto. agora depois vamos fazer o personagem aparecer, escreva show e o nome definido, agora para aparecer o nome dos personagens nas falas com suas cores, coloque a letra que você definiu lá no definir personagem antes da fala, dê um espaço e pode escrever a fala, caso não queira que apareça nome nenhum é só escrever apenas a fala.

Caso você queira que um personagem saia da tela é só escrever isso: hide sylvie feliz, e pronto a imagem irá sumir da tela do jogador! Bem esse foi o segundo tutorial, espero ter ajudado bastante!

Ah e vou começar a fazer esse tutoriais em video também que é mais facil de entender ^^

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. eu tentei colocar o fundo mas n consegui eu n sei onde eu coloco,tipo eu escrevo:"scene(nome da minha imagem).png mas quando eu abro n dá certo

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    1. no scene voce não pode colocar png, apenas na hora de definir a imagem que seria:
      image fundo = "fundo.png"
      scene fundo

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  2. eu tentei colocar o fundo mas n consegui eu n sei onde eu coloco,tipo eu escrevo:"scene(nome da minha imagem).png mas quando eu abro n dá certo

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