Posted by : Unknown segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Agora vamos para as escolhas, é bem simples:


Bem para aparecer as escolhas vocês não devem deixar nenhum espaço e escrever menu, depois ponha dois pontos, Nunca esqueça de por os dois pontos depois de criar um menu ou uma label!! pule uma linha e ele automaticamente pulará 4 espaços, ponha as aspas e escreva a opção, ah e na imagem eu esqueci de colocar dois pontos depois da escolha então coloque!, depois aperte enter e pule mais 4 espaços e escreva jump depois o nome da label para onde o jogador será levado. Vou explicar o que é o comando jump: esse comando é usado para pular para onde você descrever, ele levará para a label com o nome descrito. Bem e label é como se fosse uma parte da historia que o jogador pode acabar vendo ou não, no meu caso eu criei 3 labels, lembrando que a lebal start é onde começa o jogo, não pode fazer alterações nela. Nessas 3 labels eu dei nomes diferentes, e como podem perceber os jump acima tem o mesmo nome das labels, o jump com o mesmo nome será redirecionado á essa label, se uma label terminar e não tiver jump ela vai direto para a label abaixo, ah e não se esqueça de colocar o cenario e o personagem de novo, pois eles são apagados como se tivesse começado de novo, já a musica continua.

Comandos Phyton:

Enquanto os jogos de simples podem ser feitos usando apenas menus e declarações de salto, depois de um ponto, torna-se necessário armazenar as escolhas do usuário em variáveis, e acessá-los novamente mais tarde. Isto é para o que serve o python Ren'Py .
Python pode ser acessado de duas formas. A linha que começa com um cifrão é uma declaração python-line única, enquanto que a palavra-chave "python:" é usado para introduzir um bloco de comandos Python.
Python torna mais fácil para armazenar a variavel em resposta a entrada do usuário. Basta inicializar a variavel no início do jogo:


Ali em cima eu declarei uma variavel python, nela está declarada como falça ou seja ela está desativada, logo abaixo numa das escolhas eu a ativei:


agora como isso vai intervir no jogo? Agora como posso explicar... ah vejam a imagem abaixo:


Como eu já expliquei o jump pula para a label descrita, ou seja eu ativei a variavel na label vn então se eu tivesse escolhido a segunda opção que ia para a label romance, a variavel não seria ativada, agora a label onde as duas são ligadas tem um pequeno texto abaixo, e diz: if teste: ou seja só aparecerá se a variavel teste  for ativada, é um pouco dificil explicar mas se vocês fizerem isso num jogo teste, vão ver para que exatamente ela serve!

Encerrando o game:

Bom depois de todos esses tutoriais vocês já podem criar um jogo simples, mas como encerra-lo? Bem agora vou explicar, para encerrar o game é bem simples mesmo, vocês devem dar uma mensagem indicando ao jogador que o jogo acabou e depois escrever return:


E aqui acaba o tutorial de como começar, mas vai ter mais tutoriais um pouco mais complexos, esses são só para ter uma ideia de como começar, e vou transformar essa primeira série de tutoriais em um unico video, mas vou deixar escrita aqui no blog para quem prefere textos ao invés de voz. Ah e nesse momento que to escrendo infelizmente to sem net, massss, o baidu me salvou! O navegador do baidu ta com internet sem ter net (WAT????) kkkkk sério! Bom a internet é lenta mas da pra postar aqui no blog, não posso upar nada de video ou downloads infelizmente, mas semana que vem eu volto pra casa com minha net deliça~~

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Sério, muito obrigada, eu estava ficando tensa porque não sabia como usar variáveis e if no ren'py e o tutorial que achei era apenas em inglês. Obrigada mesmo! ;u;

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  2. E como eu faço tres finais usando as escolhas?
    Eu estava pensando em um determinado momento do jogo, colocar uma separação para tres finais, ai cada escolha abriria uma nova label que iria continuar a história, So que também ia ter mais menus de escolhas dentro dessa label.
    Otome Game br e +

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